Recadastramento em cemitérios públicos de João Pessoa vai até 8 de setembro

Recadastramento em cemitérios públicos de João Pessoa vai até 8 de setembro

A Prefeitura de João Pessoa está realizando a regularização e atualização cadastral das sepulturas, túmulos, jazigos, ossuários e mausoléus dos cemitérios públicos municipais. O prazo segue até o dia 8 de setembro de 2025, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, conforme a demanda.

Local e atendimento

O recadastramento deve ser feito presencialmente na Divisão de Cemitérios (Dicem), instalada na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizada na Avenida Hilton Souto Maior, nº 1.112, bairro José Américo.

  • Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

  • Distribuição de fichas: 400 senhas por dia, sendo:

    • 200 para o público em geral;

    • 100 para pessoas a partir de 80 anos;

    • 100 para pessoas com comorbidades (com comprovação médica).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti, não é necessário chegar de madrugada, pois os portões da Cecaf só abrem a partir das 7h.

Orientações

Para realizar o recadastramento, o responsável deve informar a localização da sepultura (lote, quadra, etc.). Caso não saiba, é preciso procurar diretamente o cemitério onde está o túmulo para obter a informação antes de se dirigir à Cecaf.

Documentos exigidos

  • Se o proprietário estiver vivo: RG, CPF, comprovante de residência, termo de concessão perpétua ou recibo de aquisição do terreno.

    • Caso o concessionário esteja impossibilitado de comparecer, o representante deve apresentar procuração pública ou curatela.

  • Se o proprietário já faleceu: certidão de óbito, termo de concessão perpétua, além de RG, CPF e comprovante de residência do requerente.

    • O solicitante deve ser parente de 1º grau do titular falecido e comprovar documentalmente o parentesco.

Taxas

No ato da regularização é necessário pagar duas tarifas referentes a serviços de manutenção e vigilância, no valor total de R$ 91,78, conforme a Lei nº 14.262/2021.

Estrutura de atendimento

De acordo com Marmuthe Cavalcanti, o recadastramento vem sendo realizado com conforto e dignidade:
“O atendimento ocorre em auditório climatizado, com cadeiras dentro e fora do espaço, garantindo que todos possam aguardar sentados”, destacou.

📌 O edital de convocação pode ser acessado em: https://x.gd/1l2V1.